terça-feira, 1 de abril de 2014

IDH: Conheça a relação entre religião e o desenvolvimento humano no Acre

Por Amanda Borges e Caio Fulgêncio

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma das formas de avaliação da qualidade de vida que o cidadão tem em sua cidade, feito pela Organização das Nações Unidas (ONU). Itens como o acesso a educação, expectativa de vida e distribuição de renda são categóricos para a avaliação de locais em todo o planeta.
De acordo com Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o IDH do estado do Acre chega a 0,663. Levando-se em consideração os municípios acreanos, constatou-se que além da capital, Rio Branco (0,727), os locais com maior desenvolvimento humano são os Cruzeiro do Sul (0,664), Epitaciolândia (0,653), Senador Guiomard (0,640) e Mâncio Lima (0,625).


No entanto, mesmo a capital do Acre apresentando uma significativa diferença se comparados os outros municípios, Rio Branco está em último lugar no ranking de todas as capitais da Região Norte, que traz Palmas, no Tocantins, como a cidade com maior IDH, 0,788.

Religião
Segundo o IBGE, constata-se que os municípios do Acre são, em sua maioria, com maior incidência da religião católica. E aqueles com maior porcentagem da população católica em relação ao valor da total da população são Porto Walter (86%), Jordão (84,1%), Santa Rosa do Purus (83,1%), Marechal Thaumaturgo (77,7%) e Tarauacá (69,7%).




Rio Branco é o município em que a relação entre católicos e evangélicos é mais equilibrada. Na capital, dentre os 336.038 habitantes, 39,8% são católicos e 39,7% se declaram evangélicos.


Em relação ao Espiritismo, os municípios com maior número de pessoas que se declaram espíritas proporcionalmente ao número de habitantes são Rio Branco (0,98%), Jordão (0,62%), Brasiléia (0,48%), Cruzeiro do Sul (0,48%) e Epitaciolândia (0,42%). Porém, em todas as cidades acreanas o total de espíritas não atinge nem 1% da população.


IDH versus Religião
Com o cruzamento dos dois dados, foi possível constatar que os cinco municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano são também os locais no Acre que existem o maior número de fiéis da religião Católica Apostólica Romana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário